Notícia

Home / Notícias

Casos de dengue continuam aumentando na região Sudoeste

Publicado em sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 

 

No Sudoeste, mais três pessoas contraíram dengue. De acordo último informe epidemiológico, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, na terça-feira (17), os novos casos foram registrados em Pato Branco, Pérola D’Oeste e Salto do Lontra.

Diante dos novos pacientes, a região chega a um total de 25 contaminados com a doença, sendo um, no Município de Marmeleiro, considerado como Dengue Grave.

Esse indíce demonstra que, em comparação com os últimos quatro períodos epidemiológicos do Paraná, esse é o com maior número de casos confirmados da doença no Sudoeste, durante o mesmo espaço de tempo.

Nos outros períodos, a oitava semana epidemiológica nunca havia apresentado um confirmado de dengue, com exceção de 2019, em que um caso foi apontado na micro de Francisco Beltrão.

Distribuição dos casos

Do total de pessoas contaminadas com a doença, 21 são pertencentes a microrregião de Francisco Beltrão e quatro residem na área de Pato Branco.

Conforme os dados estaduais, 23 dos casos registrados são considerados como autóctones, ou seja, a doença foi contraída no município de residência do paciente, e um é considerado como importado, que ocorre quando a pessoa se contaminada em outra localidade que não a de sua moradia. A situação de contágio dos outros casos não foi informada no boletim quinzenal.

Aumento das notificações

Em comparação com o último informe epidemiológico, houve um aumento de 38 casos nas notificações de dengue na região. Ou seja, aumentou o número de pessoas com sintomas da doença.

Os notificados, conforme explica Wilson Rogério Braun, médico veterinário e coordenador dos trabalhos de controle da dengue em Pato Branco, não são, necessariamente, casos que aguardam resultado de exames. “Mas, todos os casos suspeitos para investigação epidemiológica.”

No Sudoeste, a micro de Pato Branco contabiliza 66 notitificações da doença, enquanto que a regional de Beltrão aponta, quase o tripo de suspeitos, com o registro de 181 casos notificados.

Zica e Chikungunya

Conforme os dados da Sesa, o Município de Chopinzinho, pertecente a 7ª Regional de Saúde, conta com duas notificações de Chikungunya. O boletim também informa que, cinco dos 27 municípios da 8ª RS, apontam casos suspeitos de Zika, são eles: Santa Izabel do Oeste 1; Boa Esperança do Iguaçu 1; Dois Vizinhos 1, Francisco Beltrão 1 e Nova Esperança do Sudoeste 1.

 

Fonte: Jornal Diário do Sudoeste

Imagem: ilustrativa

Publicado por: Castor Pierro

 

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br