Notícia

Home / Notícias

Há uma grande procura por abertura de bebedouros devido à estiagem prolongada em Santa Izabel do Oeste

Publicado em quarta-feira, 05 de maio de 2021

Você também pode ouvir esta matéria

O Secretário de Agricultura, Rudi Betiolo, em entrevista à Rádio Danúbio Azul, informa os produtores que não precisam realizar a vacinação contra Febre Aftosa, mas devem recadastrar seus animais. A GTA está realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

 

Rudi falou também sobre a estiagem prolongada que o munícipio e toda a região vem sofrendo há alguns dias. Durante todo esse período a Secretaria vem apoiando o produtor que anda enfrentando problemas com o abastecimento de água para os animais. De acordo com o secretário, a procura pelo serviço de abertura de bebedouros foi muito grande, na base de 70 produtores solicitando  o uso de bebedouros em suas propriedades.

 

Em primeiro momento foi feita uma divulgação para que os produtores que necessitassem entrassem em contato com a Secretaria para ser feito um cronograma de realização deste serviço. O início dos trabalhos com uma máquina aconteceu na linha Parpinelli, depois descendo em uma parte da linha São Marcos, São Pedro e fazendo a volta pelo São Brás. A outra máquina começou no São Marcos, cruzando na Esquina Gaúcha, Alto União e vai terminar na linha Santa Catarina e Volta Alegre.

 

O secretário diz que em termos de água, é muito preocupante a situação e reforça que se a estiagem se prolongar ainda mais outras soluções devem ser encontradas para que os animais não passem sede. Segundo ele, no último mês choveu em média 3mm, um recorde não visto desde o ano de 1974, que na época choveu a média de 8mm neste mesmo período. Uma das maiores estiagens em 35 anos. A respeito das lavouras, passará de 70% de perca no milho safrinha e chegando em 100% em algumas regiões.

 

O produtor que ainda não fez a solicitação e necessita do serviço, deve procurar a Secretaria de Agricultura e entrar em contato também através do telefone (46) 3542-1360 ou no (46) 99904-1878.

 

 

Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br