Notícia

Home / Notícias

Medo da Covid-19 reduz doadores de sangue nos Hemonúcleos

Publicado em quarta-feira, 03 de março de 2021

Você também pode ouvir esta matéria

 

A enfermeira Roseli Faust, responsável pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e captadora de Doadores no Município de Santa Izabel do Oeste, explica como está sendo realizado o cronograma para encaminhar os doadores com os devidos cuidados até o Hemonúcleo de Francisco Beltrão. Saiba também como você pode se tornar um doador.

 

Doar sangue é doar vida, ainda mais durante a pandemia a qual trouxe queda nos estoques dos Hemonúcleos.

 

É essencial que as pessoas saudáveis doem sangue, a necessidade é diária e o sangue não se compra, não se vende e é fundamental para atender tanto os pacientes de doenças hematológicas assistidos nas unidades da própria instituição, quanto os que estão nos hospitais à espera de transfusão.

 

Pensando na segurança de todos, novas regras foram implantadas para evitar aglomerações. Os cuidados com a higienização foram intensificados pelos Hemocentros, lavagem de mãos, uso de antissépticos e higienização de instrumentos e superfícies.

 

O paciente que passou pela Covid-19, após 45 dias, pode estar doando sangue o qual será extraído o plasma e será utilizado em pacientes com o vírus para a recuperação do sistema imunológico.

 

 Como doar sangue na pandemia:

- Estar saudável sem sintomas de gripes, resfriados ou com tosse nos últimos 30 dias;

- Pesar mais de 50kg;

- Ter entre 16 e 59 anos – Idosos devem aguardar o fim do isolamento social;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos.

 

Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br