Notícia

Home / Notícias

Paraná confirma primeiro caso de sarampo em 20 anos

Publicado em quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Depois de 20 anos, o Paraná confirmou ontem o seu primeiro caso de sarampo, após a realização dos exames. A mulher, moradora de Campina Grande do Sul, está em isolamento e os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados. A paranaense esteve em São Paulo entre 15 e 22 de julho e começou a apresentar os sintomas na sexta-feira. O último caso registrado no Estado aconteceu em 1999, remanescente do surto ocorrido no ano anterior. Em 1998 ocorreram 873 casos no Paraná e um óbito decorrente de complicações da doença.

 

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto alerta para a prevenção da doença pede que as pessoas sigam rigorosamente o calendário de vacinação.

 

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, explica que é possível bloquear a contaminação pelo vírus. Com a confirmação desse caso importado de São Paulo, o que deve ser feito, é atualizar as carteiras de vacinação para quem ainda não está imunizado. Esta é a melhor forma de controlar o vírus e não deixar que ele avance no Estado.

 

Além dessa confirmação a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) acompanha outros dois casos de pessoas com suspeita de sarampo. Nessa situação, enquanto os resultados dos exames não ficam prontos é realizado o bloqueio vacinal preventivo nas pessoas que tiveram algum tipo de contato, o monitoramento de sintomas do paciente suspeito e o isolamento domiciliar ou hospitalar.

 

Imagem: Internet.

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br