Notícia

Home / Notícias

Adapar alerta para focos de raiva em animais em Capanema e Pérola do Oeste

Publicado em sexta-feira, 12 de julho de 2024

Você também pode ouvir esta matéria

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), posto de Realeza, alerta para a confirmação de focos de raiva em bovinos nos municípios de Capanema e Pérola do Oeste. Em entrevista a RDA 95.9 FM, a Médica veterinária, Luiza Coutinho, disse que as propriedades estão sendo monitoradas.

 

A raiva é uma doença transmitida pelo morcego hematófago (que se alimenta de sangue), seu principal hospedeiro. A contaminação também pode acontecer por meio de um arranhão ou contato com a saliva. O vírus ataca o sistema nervoso. Por isso, é recomendado notificar a Adapar em caso de animais com sinais neurológicos e fazer a vacinação, forma mais eficaz de prevenir essa doença viral.

 

A recomendação da veterinária é de que a primeira vacina contra a raiva seja aplicada em animais com três meses de idade. Após 30 dias, uma dose de reforço deve ser aplicada e, depois disso, a vacinação deve ser anual. A vacina é adquirida em lojas de produtos veterinárias. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) alerta os produtores dos municípios com casos registrados e municípios próximos para a realização da vacinação nos animais de criação.

 

Luiza, explica que entre os sintomas mais visíveis nos animais estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte. É importante ainda comunicar o órgão sobre a presença de supostos abrigos de morcegos, para que sejam cadastrados e monitorados periodicamente.

 

Endereço da ADAPAR em Realeza, Rua Padre Fernando Zanchet, 3137, centro. Telefone: 46 3543-2122

 

Fonte e foto: RDA 95.9 FM

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br