A Campanha de Atualização de Rebanho 2025 terminou na segunda-feira (30) com 86,7% das propriedades cadastradas, segundo o relatório de atualização de rebanho por regional divulgado na terça-feira (1º) pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
No município de Santa Izabel do Oeste, o resultado foi positivo: segundo o secretário municipal de Agricultura, Edson Campos, cerca de 95% dos produtores realizaram a atualização cadastral de seus rebanhos dentro do prazo estabelecido. “Tivemos uma boa adesão dos agricultores. Isso é essencial para manter a segurança sanitária e garantir que o município continue avançando nas políticas agropecuárias”, destacou o secretário.
Apesar do encerramento oficial da campanha, Edson Campos, reforça que os produtores que ainda não realizaram a atualização devem procurar a Secretaria de Agricultura o quanto antes. Adapar órgão responsável, também passará a fazer busca ativa de rebanho com cadastro não atualizado podendo gerar multa. Além disso, os produtores ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A atualização do rebanho é obrigatória e precisa ser feita para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda). Ela é uma das principais ferramentas de controle sanitário adotadas pelo governo estadual para garantir a qualidade da produção agropecuária e preservar o status sanitário do Paraná, reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação.
Para mais informações, os produtores podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Izabel do Oeste, que segue prestando atendimento e orientações mesmo após o término oficial da campanha.
Fonte e foto: RDA 95.9 FM