Notícia

Home / Notícias

Santa Izabel do Oeste ultrapassa a marca de 2 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia

Publicado em quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Você também pode ouvir esta matéria

Os casos de Covid-19 em Santa Izabel do Oeste, desde o dia 02 de janeiro, vem apresentando um aumento significativo. Só nesta terça-feira (25) foram realizados 151 testes com a confirmação de 41. Desde o início da pandemia, são 2.001 casos confirmados da doença em Santa Izabel do Oeste.

 

A enfermeira Adriana Pilz conversou com nossa equipe a respeito do aumento nos casos de pacientes com sintomas respiratórios e a procura pela realização dos testes para detectar a Covid-19, o que pode traduzir em uma circulação de outros vírus.

 

Conforme Adriana, o que chama mais a atenção é que as pessoas estão contraindo mais a Covid-19 na forma intrafamiliar, ou seja, estão contraindo mais dentro de casa e no grupo familiar, isso talvez aconteça devido à alta transmissibilidade da nova variante.

 

Todo cuidado é necessário após a confirmação da doença, o isolamento é a principal recomendação, além do uso da máscara a todo o momento (retirar apenas para consumo de líquidos e alimentos), não compartilhar objetos, fazer o uso do álcool para higienização e evitar qualquer forma de contato físico.

 

De acordo com a enfermeira, todo paciente no momento da realização do teste é questionado sobre a vacinação e são poucos os casos de pacientes que não tomaram a vacina. Graças à vacinação, os casos de Covid-19 não estão tendo agravamento e não há paciente internado no momento devido à doença.

 

Entre os assuntos, ela comentou sobre as consequências pós covid, que variam de paciente pra paciente.

 

CASOS DE H3N2

 

Santa Izabel do Oeste já teve a confirmação de um caso da gripe H3N2, onde a paciente precisou ser internada. Adriana detalha que há a probabilidade da confirmação de mais casos de H3N2 no Município, devido essa gripe apresentar sintomas parecidos e os testes estarem dando negativo mesmo com o paciente tendo sintomas de Covid-19. Ela lembra que o teste para detectar a H3N2 só pode ser realizado se o paciente com sintomas for internado.

 

Apresentou sintomas respiratórios? Procure a Unidade de Saúde mais próxima. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta na UBS do Santo Antônio, UBS do São José Operário e UBS do Doze de Outubro. No interior, o atendimento acontece na linha Nova Estrela, São Judas e São Pedro. O atendimento acontece das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. No final de semana, o atendimento acontece das 08h às 18h no Posto Central, antiga Unidade Sentinela.

 

Siga as recomendações dos profissionais de saúde!

 

 

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br