O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de 16,49 % da produção nacional, e uma produção de 41,1 milhões de toneladas na safra 2019/2020 (CONAB, 2020), com apenas 2,3% do território brasileiro.
O Programa Grãos Sustentáveis coordenado pelo IDR-Paraná de acordo com o Ederson Soares do IDR-PR unidade de Santa Izabel do Oeste, tem como objetivo trazer tecnologias de sistemas produtivos e boas práticas aos agricultores. Entre as estratégias de trabalho estão o manejo integrado de pragas (MIP) e manejo integrado de doenças (MID).
A respeito da Ferrugem Asiática, em Santa Izabel do Oeste há 3 coletores de esporos e até o momento não indícios da praga no Município. A coleta é feita semanalmente e depois divulgada aos agricultores.
A produção de soja no Paraná é uma referência em sustentabilidade, devido à adoção de boas práticas agrícolas como o Manejo Integrado de Pragas - MIP-Soja, um acompanhamento mais visual da lavoura. Ele explica como funciona esse trabalho. Nas localidades atendidas houve uma redução de 36% no uso de fungicidas sem reduzir os ganhos, resultando em economia.
Dinho aproveitou para convidar os agricultores para o evento "Giro Técnico da Soja", uma parceria IDR-PR, IAPAR/EMATER e Embrapa. Acontecerá no mês de dezembro, das 09h até às 12h na Linha Progresso.