Notícia

Home / Notícias

Cidades do Sudoeste continuam em alerta no abastecimento de água

Publicado em sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

As cidades de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Salgado Filho, Capanema e Planalto estão em alerta. A estiagem prolongada tem afetado drasticamente a vazão dos mananciais em alguns municípios no Sudoeste do Estado e as altas temperaturas geram aumento no consumo de água. Nos rios Siemens, Tamanduá, Santa Cruz, Salto do Lontra e Cotegipe, que abastecem essas cidades, a redução da vazão chega, em média, a 60%, colocando em risco o fornecimento de água para a população.

 

Já estão em rodízio Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, abastecidas por poços, e Dois Vizinhos, abastecida pelo Rio Girau Alto e por poços. Para que não seja necessária a implantação do rodízio, é preciso a cooperação de todos.

 

O alerta da Sanepar é para que a população mantenha o uso racional da água, priorizando a alimentação e a higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. Não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça evita que vários litros de água tratada sejam desperdiçados. Fazer a barba com a torneira fechada, banhos rápidos, também ajudam na economia. Cinco minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, que deve ser feita com água usada na lavagem de roupa ou da chuva, ajudam a poupar. Ao usar a máquina, é recomendado juntar o maior volume possível de roupas para lavar de uma só vez. A água do último enxágue, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.

 

Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, deve ser avisada a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 200 0115, 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número da matrícula.

 

 

Fonte: AEN

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br