A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação iníciou nesta segunda-feira, dia 08 de agosto, é vai até dia 09 de setembro.
A equipe de jornalismo da Rádio Danúbio Azul entrevistou a enfermeira Mariza Bueno para saber como será a vacinação em Santa Izabel do Oeste.
Mariza explica que antes a vacina era feita em duas etapas e que agora está sendo realizada com uma dose extra e uma vez ao ano.
É importante que os pais não deixem pra última hora, para não haver esquecimento. A vacinação é necessária porque essa doença ainda existe no mundo, mesmo que ela esteja erradicada no Brasil.
Toda criança de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias pode receber a vacina. Além delas estarem protegidas da doença, as crianças vacinadas também não contaminam as demais.
Algumas crianças não conseguem produzir anticorpos suficientes, por isso é importante que todas as demais crianças sejam imunizadas .
A Sala de Vacinas do Posto Central está atendendo das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A carteira de vacinas deve ser apresentado no ato da vacinação.
Haverá vacinas também nas Unidades de Saúde. Na unidade do São Pedro terá vacinas disponíveis nos dias 15 e 16 na parte da tarde, na unidade de Nova Estrela será no dia 15 e 16 pela manhã e na Unidade de São Judas a vacinação será nos dias 17 e 18 na parte da manhã.
Mariza reforça que crianças a partir dos 5 anos até os 15 anos devem fazer a atualização da carteira de vacinas.
As vacinas contra a Covid-19 para crianças de 3 a
e 4 anos também estão disponíveis.
Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul