Nesta segunda-feira (11), produtores rurais de Santa Izabel do Oeste iniciaram na Biblioteca Municipal o Curso de Operação de Drones Agrícolas, que segue nos dias 12 e 13 de julho. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Senar e Sindicato Rural de Realeza.
A ferramenta do drone, ajuda na pulverização, mapeando e inspeção. O curso foca na pilotagem, os alunos utilizam o controle, praticam e há um simulador que ajuda a desenvolver as técnicas.
“O curso facilita fazer um vídeo, uma foto legal e também voos programados. Ele pode trazer informações da altimetria e também da lavoura do produtor. Eles aprendem que ajuda demais, estamos vendo o crescimento dos pulverizadores, a facilidade de entrar em regiões difíceis e não fazer amassamento. Esse mercado só vai crescer, para facilitar e diminuir problemas de pragas.”, explica Arnaldo Antunes dos Santos Neto; instrutor do Senar.
“É um novo aprendizado, para utilizar na propriedade dos meu pais futuramente e também na minha área de atuação, sou perita de seguro agrícola e as vistorias ficam mais fáceis se puder usar drones nessa parte de aplicação, para verificar o desenvolvimento das plantas.”, comenta Luiza Stangherlin, engenheira agrônoma e aluna do curso.
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Izabel do Oeste