Lugar de lixo é na lixeira. Apesar de ser um clichê, a máxima é atual e deve ser lembrada diariamente. Mas infelizmente algumas pessoas ainda não entenderam. A equipe de jornalismo da RDA 95.9 FM, recebeu nos últimos dias várias reclamações dos ouvintes do descarte incorreto do lixo reciclável. Fomos conferir e não foi difícil de encontrar tantos descasos.
Foram tantas matérias realizadas informando a população que os containers devem ser descartados o lixo orgânico e os rejeitos, como por exemplo cascas de frutas, resto de alimentos, papel higiênico usado (lixo do banheiro), papel engordurado e outros.
Já o lixo seco e reciclável NÃO deve ser colocado nos containers. Para esse material, a coleta continua sendo realizada nas lixeiras das residências.
Mas infelizmente, a população está colocando o lixo reciclável junto com o lixo orgânico nos containers ou jogado nos canteiros. O descarte do lixo nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas ocorre a proliferação de inúmeras doenças principalmente a dengue trazendo prejuízos para a própria comunidade.
O município de Santa Izabel do Oeste já registrou 391 casos positivos de dengue, neste momento está sendo aplicado o fumacê, mas se a população não fizer sua parte fica difícil de controlar os casos.
A coleta de lixo orgânico e a coleta de recicláveis segue o cronograma de coleta de cada bairro, os garis recolhem todo o lixo deixado nas lixeiras, por isso, é importante que a população seja parceira e evite o descarte e acúmulo de resíduos nos canteiros centrais ou em outros pontos de lixo. “Não há motivos pra jogarem dessa forma”, lamenta o Secretário do Meio Ambiente Alberto dos Santos.
Fonte e foto: RDA 95.9 FM