Dia Mundial sem Tabaco: Médico oncologista alerta pra uso de cigarros eletrônicos
Publicado em terça-feira, 31 de maio de 2022
Você também pode ouvir esta matéria
Nesta terça-feira, 31 de maio é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco, data utilizada para conscientizar a população sobre os malefícios caudados pelo uso do cigarro e derivados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) neste ano alertam para o crescente desmatamento causado pela derrubada de árvores com objetivo de produzir cigarros.
Desde 2014 o Brasil possui a Lei Nacional Antifumo, que proíbe o uso de cigarros em locais de uso coletivo, públicos ou privados.
Números da OMS apontam que cerca de 80% a 90% das pessoas começam a fumar antes dos 17 anos e em pouco tempo tornam-se dependentes da nicotina.
Considerado um dos vícios mais difíceis de eliminar a dependência, o tabaco causa abstinência e os sintomas podem variar de uma pessoa para a outra. Os principais incluem: Dor de cabeça, tontura, dificuldade de concentração, tosse, irritabilidade, indisposição gástrica, alteração no sono além da ausência dos hábitos relacionados ao fumo
O médico oncologista do Hospital do Câncer (CEONC) de Francisco Beltrão, Dr. Daniel Rech alerta para os riscos causados pelo consumo de tabaco.
Foto: INCA
Leia também