A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão sediou de 6 a 8 de fevereiro, na Casa de Formação Divino Mestre, o Encontro da Cáritas do Regional Sul 2 da CNBB - Estado do Paraná, com a presença de representantes das arquidioceses e dioceses. A coordenação foi de Márcia Ponce – Secretária Regional da Cáritas.
O evento objetivou o planejamento das atividades de 2024. Disse Márcia Ponce que a Cáritas tem como metodologia de trabalho três encontros regionais com toda a rede no Estado: “Temos uma metodologia de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização. Esse primeiro é o planejamento, reunimos todas as Cáritas do Paraná e olhamos para a realidade e os desafios para podermos atuar de forma transformadora e que impacte na vida das pessoas. Esse é um tempo para pensar as ações”.
A Cáritas tem as áreas de atuação, sendo 12 no Brasil, nas comunidades de bases. No Paraná, algumas são prioritárias, enfatiza Márcia: “Migração e refúgio com a acolhida das pessoas que vêm de realidades vulneráveis; temos a área de meio ambiente e gestão de risco e emergência, com questões voltadas às comunidades em área de risco, por exemplo as enchentes, dinamizando com a assistência social do município; temos a economia popular solidária com outras formas de renda e trabalho que as pessoas podem ter, fomentando o empreendimento para a criação do próprio negócio com gestão de forma coletiva”.
Além dos aspectos sociais e econômicos, a Cáritas trabalha também a dimensão pastoral e espiritual, afirma a secretária do Regional: “O centro de nossa ação é a espiritualidade e a pastoralidade transformadora, se dando na prática a relação com os empobrecidos, vulneráveis, aqueles em situação de risco, em ir ao encontro como aquele que acolhe, que cuida, trata e levanta para que ela possa caminhar”.
Lurdes Panizzi, Coordenadora da Cáritas na Paróquia Santa Isabel da Hungria, também esteve participando em Francisco Beltrão de 06 a 08 de fevereiro do planejamento das atividades de 2024.
Luiz Carlos Bittencourt - Assessor de Comunicação-Pascom Diocesana