Eleições 2022: saiba o que pode ou não no dia da votação
Publicado em sexta-feira, 30 de setembro de 2022
Você também pode ouvir esta matéria
No próximo domingo, dia 02 de outubro, é dia de eleições gerais no Brasil. Neste dia, eleitores e eleitoras estarão indo até as urnas para votarem em seus candidatos.
A equipe de jornalismo da Rádio Danúbio Azul esteve durante todo o mês colhendo todas as informações sobre as Eleições 2022. Nesta sexta-feira, conversamos com o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Santa Izabel do Oeste, Cabo Moreira, para trazer orientações importantes sobre o dia da votação.
Desde o dia 27 de setembro o eleitor não pode ser preso. Cabo Moreira explica que os eleitores não podem ser presos somente em casos de mandado de prisão preventiva. O eleitor que cometer qualquer tipo de crime poderá ser preso normalmente.
A respeito do uso de broches e camisas de candidatos, os eleitores podem utilizá-los no dia da votação na forma de manifestação silenciosa. Carro de som no dia das eleições é proibido.
Cabo Moreira lembra que está proibido também o uso de celular na cabine de votação. O aparelho deverá ser entregue aos mesários antes do eleitor entrar para fazer a votação.
A Polícia Militar atuará nas seções eleitorais somente com a solicitação do presidente da mesa ou do juiz eleitoral. O efetivo da Polícia Militar será ampliado no dia para uma maior segurança de toda a população.
Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul
Leia também