Nesta semana, o Bispo de Palmas e Francisco Beltrão destacou a celeridade do tempo, especialmente do período da Quaresma, iniciado na Quarta-Feira de Cinzas e a ser concluído no próximo dia 24 de março, Domingo de Ramos, celebração que abre a Semana Santa. Dom Edgar Xavier Ertl, insere ainda a grande temática da Campanha da Fraternidade 2024 que coincide com as vivências e experiências deste tempo Litúrgico.
Ao se referir a brevidade cronológica, o Bispo retoma a simbologia dos 40 dias do período da Quaresma, e, em tempos remotamente anteriores, das vivências das peregrinações, tentações, provações constantes nas narrativas bíblicas. “O número quarenta simboliza um tempo de provação, um tempo de fortalecimento na fé, um tempo de caminho, um tempo necessário às metas almejadas”, enfatiza.
O Bispo Diocesano recorda da particularidade deste tempo e os seus especiais meios de preparação. E os meios de preparação que a Igreja nos oferece são tantos, tais como, as vias-sacras, novenas em famílias, celebrações penitenciais, dias de jejum, oração, caridade e reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que é amizade social.
Fonte e foto: Grupo RBJ