A região sudoeste do Paraná está sempre ligada com a cultura do trigo e se destacando no plantio do grão. O trigo é considerado um cultivo sensível e, por isso, é preciso todo um cuidado.
A equipe de jornalismo da Rádio Danúbio Azul conversou com o engenheiro agrônomo João Paulo Primo da Bocchi Agronegócios, sobre os longos períodos de chuvas na região e se podem ocasionar prejuízos à cultura. De acordo com o agrônomo, no geral o trigo está com aspecto amarelado devido ao excesso de chuva.
As lavouras com boa cobertura, sofreram menos com a chuva. Já as que tiveram pouca cobertura sofreram mais com as condições climáticas, para elas é recomendado a aplicação de nitrogenados para que a planta se recupere com mais agilidade de todo o estresse sofrido, como explica Primo.
Na região, lavouras estão sofrendo também com algumas doenças. Há recomendações de aplicação de fungicida e até mesmo de inseticida para pragas como o pulgão, o qual está presente em várias localidades, afirma o engenheiro agrônomo.
É importante lembrar que há vários estágios da cultura do trigo, algumas lavouras estão com o crescimento da planta avançado e em outras o plantio ainda não foi realizado. “No geral o trigo foi muito bem semeado, com semente e adubação adequados. Mesmo com as dificuldades, eu considero de bom à ótimo o desenvolvimento da cultura até aqui”, finaliza ele.
Fonte e fotos: Rádio Danúbio Azul