O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira, 9, durante coletiva de imprensa em Brasília, os cinco primeiros nomes a integrar o quadro de ministros do seu futuro governo. Ao lado da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT), e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), o petista anunciou a escolha do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para o Ministério da Fazenda, confirmando a indicação mais aguardada por parlamentares, políticos e pelo mercado.
Para o Ministério da Defesa, o escolhido é José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Na pasta da Justiça e Segurança Pública, o escolhido é o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, que também foi governador do Estado, deputado federal e juiz.
Na Casa Civil, a escolha foi pelo atual governador da Bahia, Rui Costa. Economista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o político é filho de metalúrgico, sindicalista e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado baiano.
O presidente eleito também anunciou o embaixador Mauro Viera para o Ministério das Relações Exteriores.
O anúncio aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo. Lula afirmou também que vai anunciar nas próximas semanas os nomes de mais ministros.
Fonte: Jovem Pan/ Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil