O período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2023 na rede estadual de Ensino do Paraná termina no dia 31 de outubro. O prazo vale para Ensino Regular, Ensino Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o governo, o processo foi antecipado para a Secretaria de Educação ter mais tempo de planejar as turmas para o ano que vem.
O pedido de matrícula ou rematrícula deve ser feito na Área do Aluno, plataforma do Governo Estadual que também permite a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.
PASSO A PASSO
O primeiro passo é atualizar ou conferir os dados cadastrais. Isso deve ser feito pelos responsáveis legais ou pelo próprio aluno, em caso de estudantes maiores de 18 anos.
Depois, é preciso fazer a solicitação por meio da opção “Matrícula On-line”. O responsável pode confirmar a vaga na instituição em que o aluno já estuda ou na instituição indicada pela Secretaria de Educação (no caso de matrícula de ingresso).
Caso deseje outra escola, é possível indicar até três instituições de ensino de preferência. Neste caso, o estudante vai para o Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deve entrar na “Área do Aluno”.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para a rematrícula, estudantes do Fundamental que já pertencem à rede estadual, mas vão para o 1º ano do Ensino Médio em outra escola estadual, precisam apresentar comprovante de endereço atualizado (com vencimento de até dois meses) e de vacinação (para menores de 18 anos).
ENSINO PROFISSIONAL E EJA
O prazo também vale para os alunos que desejam fazer o ensino profissional. Neste caso, os selecionados serão contatados após o encerramento das inscrições. A confirmação da matrícula será a partir do dia 19 de novembro.
Na Área do Aluno também é possível acessar as vagas abertas para o primeiro semestre do ano letivo de 2023 da EJA, destinada àqueles que não puderam concluir os anos finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio até a idade adequada (no mínimo 15 anos completos para os anos finais e 18 completos para o médio).
NOVO ENSINO MÉDIO
Os alunos que estão cursando a primeira série do ensino médio neste ano e irão para a segunda série em 2023 terão um processo diferente.
Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, o novo currículo escolar oferece a oportunidade de escolher qual será o itinerário formativo que irá cursar na segunda e terceira séries.
Será possível escolher entre Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.
Cada um tem um conjunto curricular específico: o estudante que optar pelo itinerário de Linguagens e Ciências Humanas vai estudar liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas.
O aluno que optar por Matemática e Ciências da Natureza vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia.
Além do itinerário formativo, todos os estudantes têm a Formação Geral Básica (FGB), que contempla as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fonte: G1 Paraná/ Foto: Geraldo Bubniak/AEN