Notícia

Home / Notícias

Médica veterinária da Adapar alerta sobre a Campanha de Atualização do Rebanho

Publicado em sexta-feira, 13 de maio de 2022

Você também pode ouvir esta matéria

A Campanha de Atualização do Rebanho do Paraná de 2022 teve início no dia 01º de maio e vai até o dia 30 de junho. A atualização é obrigatória para os produtores que tem bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

 

Luiza Coutinho, médica veterinária da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, unidade de Realeza, concedeu entrevista à Rádio Danúbio Azul e comentou sobre a Campanha. Ela explica que a atualização é importante para que a Adapar planeje todas as ações emergenciais no caso de surgimento de doenças.

 

Em 27 de maio do ano passado, o Paraná foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Como frisa Luiza, a atualização também é importante para o que o Estado continue mantendo esse status.

 

Os produtores que não realizarem a atualização ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. Também estão sujeitos a penalidades e multas.

 

Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar - www.adapar.pr.gov.br e também presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras).

 

O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc.), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

 

 

Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br