Notícia

Home / Notícias

Paraná é o quinto estado com mais flagrantes de celular ao volante

Publicado em sexta-feira, 13 de maio de 2022

Cerca de 675 brasileiros são flagrados todos os dias utilizanado o aparelho celular enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil.

 

O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), que no Maio Amarelo chama a atenção para o risco. Entre os estados brasileiros que se destacaram negativamente no ano passado, por terem mais registros desse tipo, São Paulo lidera com mais de 37%, com 91.362 ocorrências. Em seguida estão Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações, respectivamente.

 

O Paraná aparece em quinto, com 13.085 ocorrências, segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes ao ano de 2021. “Dirigir utilizando o celular quadruplica a probabilidade de sofrer um sinistro de trânsito e, se você estiver enviando uma mensagem, pode aumentar em até 23 vezes o risco. E esse acidente ocasionado pelo celular é típico caso que não foi acidente.

 

É sinistro de trânsito, porque é passível de prevenção, poderia ter sido evitado”, diz Meira Júnior, presidente da Abramet.O uso de celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quem for flagrado, pode pagar multa de R$ 243,47, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

 

Com informações da Agência Brasil e Portal Abramet/ Foto: Getty images

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br