A cada dia, o número de golpes financeiros cresce e faz novas vítimas, tem se tornado cada vez mais frequentes na região sudoeste. Diante disso, a reportagem da Rádio Danúbio Azul, conversou com o Cabo Moreira, comandante do Destacamento da Polícia Militar de Santa Izabel do Oeste. Em entrevista, ele destaca o tipo mais comum de golpes aplicados na região e dá algumas orientações de como as pessoas devem se proteger das abordagens criminosas que visam o furto de dinheiro: Trata-se de um estelionato aplicado a partir da criação de um falso perfil de WhatsApp, usado para pedir dinheiro a vítima, que gera muitas dores de cabeça.
O criminoso se passa por seu filho, sua mãe, pai ou irmão, avisando que o celular foi danificado e que levou para a revisão técnica e que o número de WhatsApp mudou. Após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias, como a necessidade de pagamento a um fornecedor, dizendo que precisa realizar alguns pagamentos e seu limite teria excedido porque o app do banco não está “funcionando” no novo número.
De acordo com o CB. Moreira, em Santa Izabel do Oeste, várias pessoas foram tentadas, mas a população está bem orientada. No entanto, criminosos estão se utilizando do novo serviço para enganar e causar prejuízos financeiros às vítimas. Não faça nenhum tipo de transição bancaria, sem antes você ter a certeza que você está falando mesmo com um membro da sua família.
Outro assunto abordado, para as pessoas tomar cuidado sobre prova de vida INSS 2023, é uma das ações necessárias para todos os segurados do órgão, principalmente beneficiários sociais, aposentados e pensionistas. Independentemente da data do vencimento da prova de vida, o beneficiário precisa realizar a atualização da prova de vida no mês de aniversário para evitar que tenha o benefício suspenso.
Os golpistas podem se passar por servidores do INSS e abordar as pessoas por meio de carta, e-mail, telefone ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). O INSS alerta que caso o beneficiário receba algum tipo de ligação, desligue o telefone e não forneça nenhuma informação.
A orientação é que as pessoas procurem a agência em que ela recebe o benefício para realizar a prova de vida, ou entre e contato através da central de atendimento no número 135 por meio da agência da Previdência Social.
Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul