Na tarde de terça-feira (18), prefeitos e representantes de municípios da região, estiveram em reunião na Prefeitura de Santa Izabel do Oeste, a convite do prefeito Jean Catto e do vice Moacir Marostica, para tratar da implantação de um projeto inovador para destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
A ideia é fazer um consórcio com os municípios, para destinação final dos resíduos, que deverão ser destinados a uma usina de tratamento térmico, que deverá será instalada em Santa Izabel do Oeste e irá transformar os resíduos, através do processo de pirólise, em energia limpa e sustentável, reduzindo em até 90% os resíduos de entrada.
PROBLEMAS NOS MUNICÍPIOS
Atualmente, os resíduos sólidos urbanos são graves problemas ambientais por não possuírem destinação final adequada. Os aterros sanitários, geram grandes impactos ao meio ambiente, como vazamento de líquidos e gases, contaminação de lençóis freáticos e aquíferos, entre outros. Além dos riscos para a população e animais que estão envolvidos nestes locais.
FUTURAS CONVERSAS
O prefeito Jean deverá nos próximos dias realizar nova reuniões com prefeitos de outros municípios que também queiram aderir ao consórcio.
Participaram da reunião no dia de hoje os prefeitos: Zuca de Ampére,
Paulo de Realeza,
Belé de Capanema,
Edson de Pérola do Oeste, Cadore de Salto do Lontra,
Jaime de Nova Esperança do Sudoeste,
Lupatini de Eneas Marques.
Gelson de Bela Vista da Caroba e representantes enviados pelos prefeitos de Santo Antônio, Bom Jesus do Sul, Manfrinópolis e Planalto.
Fonte e foto: Assessoria