Moradores têm prazo de 90 dias para providenciar a interligação interna dos imóveis ao sistema público de coleta do esgoto. A Sanepar concluiu as obras de implantação das redes coletoras de esgoto em Santa Izabel do Oeste. E, nesta semana, iniciou os trabalhos de visita e comercialização das ligações de esgoto para os mais de 1,3 mil imóveis da cidade que já contam com a rede coletora disponível para interligação ao sistema de tratamento.
A comercialização está sendo feito pelas equipes da empresa Ercon Engenharia Ltda, contratada pela Sanepar para este trabalho. Como segurança para os moradores, as equipes da empresa contratada vão utilizar uniformes e crachás de identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar na cidade ou pelo site www.sanepar.com.br.
LIGAÇÃO CORRETA - É muito importante que a ligação interna do imóvel seja feita de forma adequada e seguindo as orientações técnicas. Isso evita possíveis transtornos e danos ambientais. A água da chuva, por exemplo, não pode ser canalizada na rede de esgoto. As interligações feitas de forma inadequada podem, principalmente em período de chuva, ocasionar a volta do esgoto para dentro dos imóveis localizados nas regiões mais baixas, causando prejuízos materiais, expondo moradores à contaminação e facilitando a proliferação de doenças. A ligação correta deve direcionar essas águas para a galeria de águas pluviais. A rede coletora de esgoto não está dimensionada para receber água de chuva. As irregularidades no sistema causam ainda a perda de eficiência nas estações de tratamento e nas estações elevatórias devido ao aumento do volume de efluentes. Outro risco dessa ação é o extravasamento nos poços de visita, que podem levar esgoto às vias públicas e galerias de águas pluviais, potencializando a disseminação das doenças de veiculação hídrica e a agressão ao meio ambiente. Também é proibida a ligação do esgoto do imóvel na galeria de águas pluviais porque o dano ambiental é muito grande.
CAIXA DE GORDURA – Os moradores precisam lembrar-se da importância e da necessidade de instalar a caixa de gordura na saída do esgoto da cozinha. É por ela que ficarão retidas as gorduras que causam grandes danos e entupimentos nas redes, além de interferir no processo biológico do tratamento do esgoto. A caixa deve ser instalada em local acessível e com tampa para facilitar a limpeza.
TREINAMENTO – A Sanepar capacitou encanadores da cidade para que possam auxiliar os moradores na tarefa da interligação interna do imóvel. A relação com os nomes dos profissionais está disponível na Agência do Trabalhador, no escritório da Sanepar e CRAS
NOVAS VISITAS – A partir do próximo mês e em dezembro serão realizados os trabalhos socioambientais com a comunidade, por meio de reuniões técnicas, oficinas e vistorias nos imóveis. Nessas vistorias será feita a conferência para identificar se todas as instalações hidráulicas foram ligadas corretamente ao sistema de esgotamento sanitário.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sanepar/ Foto: Rádio Danúbio Azul