A situação da dengue continua alarmante em Santa Izabel do Oeste e região. A secretária de saúde de Santa Izabel do Oeste, Simoni Pilz, conversou com nossa equipe de jornalismo para falar da situação epidemiológica da doença no Município.
Em Santa Izabel do Oeste são 233 casos confirmados de dengue e é alto o número de casos suspeitos e de notificações. Os casos vêm aumentando diariamente mesmo com as temperaturas mais amenas.
A demanda de atendimentos dos pacientes tem aumentado nos últimos dias, mas Simoni conta que os casos não vêm apresentando gravidade e os sintomas são de leves a moderados. Em Santa Izabel do Oeste até o momento não houve nenhum caso grave de dengue.
Os agentes de saúde e de endemias estão monitorando e trabalhando há dias para o combate e controle da doença, como o uso do fumacê leve que já foi aplicado na cidade.
Nesta terça-feira (12), no início da manhã e no final da tarde, estará sendo realizado o fumacê pesado, se não houver chuva. A aplicação do fumacê será realizado até que haja o controle do mosquito. A orientação é que as janelas e as portas fiquem abertas durante a aplicação, tendo cuidado apenas com alimentos, pessoas idosas e doentes, crianças e pequenos animais.
Simoni destaca que a população está mais preocupada com a dengue agora tendo o aumento dos casos e está colaborando. Ela confirma: o controle da dengue só será possível com a colaboração de toda a população.
LEITOS
Simoni comenta que a 8ª Regional de Saúde pediu para que o Município fizesse a abertura de novos leitos como apoio de pacientes com dengue na região. A abertura foi concedida e alguns pacientes já estiveram sendo acompanhados na Casa de Saúde de Santa Izabel do Oeste.
A demanda de atendimento na Casa de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde vem aumentando, resultando em um maior tempo de espera dos pacientes na fila do atendimento. A abertura de leitos não afetam o atendimento ambulatorial porque o Município não está apresentando casos graves e grande número de internamentos.
Algumas medidas estão sendo tomadas pela equipe de saúde para dar um pouco mais de agilidade nos atendimentos conforme houver aumento na demanda. Simoni pede que a população tenha um pouco de paciência e compreensão para que em breve tudo volte a normalidade.
CIRURGIAS ELETIVAS
As cirurgias retornaram com 100% de sua capacidade no mês de abril. O atendimento é realizado por uma equipe extra, com isso as cirurgias no Município continuam normalmente e a princípio também na região.
AGENDAMENTO
O agendamento é muito importante assim como manter o contato e as informações corretas em dia com a Secretaria de Saúde. Se houver a troca de telefone ou do endereço, o paciente deve ser comunicar a equipe de saúde para atualização do cadastro.
Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul