Notícia

Home / Notícias

Secretaria de Saúde orienta a população izabelense sobre os serviços disponibilizados

Publicado em quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Você também pode ouvir esta matéria

Em entrevista à Rádio Danúbio Azul, a secretária de saúde de Santa Izabel do Oeste, Simoni Pilz, abordou vários assuntos importantes para a população, como por exemplo a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite que foi prorrogada e vai até o dia 30 de setembro. Segundo a secretária, o que traz preocupação a equipe de saúde é que os pais e/ou responsáveis não estão indo levar as crianças para receberem a vacina.

 

Em Santa Izabel do Oeste a meta da vacinação contra a Pólio ainda não foi alcançada, a cobertura vacinal está no momento em 65%.  Simoni frisa que se a cobertura continuar baixa, aumentam os riscos de voltarem os casos de paralisia infantil no Brasil. O Município tem feito sua parte com horário de atendimento estendido, campanhas e vários formar de facilitar a ida da população até a sala de vacinas. Nesta semana por exemplo, as equipes de saúde estão indo até nas creches e escolas em busca de realizarem a imunização.

 

Vale ressaltar que não é só a vacina contra a Pólio que traz preocupação e sim todas as demais vacinas que são de extrema importância para a saúde da população.  

 

ODONTOLOGIA:

 

Santa Izabel do Oeste conta hoje com 4 equipes odontológicas que atendem em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento não está acontecendo neste momento na Unidade do São José Operário devido as obras de ampliação não estarem concluídas.

 

Simoni conta que o setor de odontologia foi um dos mais prejudicados pela pandemia por conta do alto risco de contaminação pelo vírus. As equipes têm se dedicado ao máximo, no momento, por exemplo, não há mais fila para prótese dentária, serviço que antes estava congestionado.

 

Um alerta muito importante feito pela secretária é que alguns pacientes estão agendando atendimento odontológico, mas não estão comparecendo na data marcada. Em agosto, 92 pacientes agendados não comparecem nas consultas odontológicas e não avisaram a ausência.

 

CIRURGIAS ELETIVAS:

 

Por causa da pandemia formou-se uma grande fila para a realização de cirurgias eletivas e agora essa fila está diminuindo, um trabalho nunca visto antes, batendo o recorde de cirurgias realizadas neste último mês. De fevereiro até o momento foram realizadas mais de 300 cirurgias realizadas na Casa de Saúde de Santa Izabel do Oeste.

 

 

Fonte e foto: Rádio Danúbio Azul

 

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br