A Justiça Eleitoral do Paraná começou ontem a preparação das urnas para o segundo turno das eleições. Os trabalhos vão até o dia 25 de outubro. As cerimônias públicas nos 154 fóruns eleitorais podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, incluindo profissionais da imprensa.
Em todo o estado, as zonas eleitorais vão preparar, testar e lacrar 25.856 urnas. Na véspera das eleições, elas serão distribuídas a 4.768 locais de votação nos 399 municípios.
São duas etapas de preparação das urnas: Geração de Mídias e Carga e Lacração. No segundo turno, são geradas as seguintes mídias de resultado de votação, que armazena os arquivos com os votos da seção, enviados para a totalização; e de Resultado Múltipla (MR múltipla): inicializa quatro sistemas presentes na urna. Também são verificados o sistema de apuração; recuperador de dados (RED); verificador pré e pós-eleição, usado, por exemplo, em auditoria das urnas; autoteste, que verifica o funcionamento das urnas.
A seguir, as equipes da Justiça Eleitoral inserem as mídias nas urnas, que ficam prontas para a eleição. A partir da lacração, os equipamentos não podem mais ser modificados.
Fiscalização – Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar. As entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.
Durante sessão de julgamento, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aprovou por unanimidade o relatório do resultado da totalização das eleições deste ano, em primeiro turno, apresentado pelo presidente da Comissão Apuradora, desembargador Fernando Wolff Bodziak.
Com a aprovação do relatório, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington de Moura, fez a proclamação das eleitas e dos eleitos no primeiro turno, no Paraná.
Fonte e foto: TRE