Notícia

Home / Notícias

Amsop formula documento com recomendações para conter a Covid-19

Publicado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nesta segunda-feira (22), a Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), presidida pelo prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, se reuniu, na sede da entidade, em Francisco Beltrão, para formular um documento com recomendações de medidas para conter o avanço da Covid-19 nos municípios.

 

Dentre as recomendações da Comissão de Saúde da Amsop, após ouvir prefeitos, secretários municipais de Saúde, a diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella e o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, se destacam:

 

a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos a partir das 22 horas, a cobrança de deputados estaduais e federais por maior agilidade na distribuição de vacinas junto ao Ministério da Saúde, a solicitação de aumento do efetivo da Polícia Militar no Sudoeste para auxiliar as equipes de fiscalização das prefeituras em coibir e dispersar aglomerações, e a abertura de novos leitos de UTI na região.

 

O documento final elaborado pela Comissão de Saúde da Amsop depende de alguns ajustes para estar em consonância com as determinações do Governo do Estado, e deve ser finalizado pela Amsop nesta terça-feira, 23/02.

 

Durante a reunião, a diretora do Hospital Regional do Sudoeste, Cíntia Ramos, e a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, expuseram o quadro delicado pelo qual estão passando o Sudoeste e o Paraná no enfrentamento à Covid-19.

 

Cíntia Ramos também afirmou que, até a próxima quarta-feira, 24/02, devem ser abertos mais seis leitos de UTI no Hospital Regional do Sudoeste.

 

A reunião da tarde desta segunda-feira, foi convocada após uma videoconferência, na parte da manhã, que reuniu todos os prefeitos do Sudoeste e representantes de órgãos de Saúde municipais e do Estado, para debater os números considerados preocupantes de novos casos e óbitos observados no Sudoeste desde a última semana.

 

Participaram, também, da reunião: o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que representou o presidente da entidade e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, que está em Brasília, os prefeitos Paulo Horn (Sulina), Kosmos Panayotis Nicolaou (Palmas), Edson Luiz Cenci (Chopinzinho) e Luiz Carlos Boni (Planalto).

A secretária municipal de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise, participou de forma virtual.

 

Fonte e foto: Amsop

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br