Notícia

Home / Notícias

Coletores de esporos nas lavouras de soja busca mapear áreas com ferrugem asiática

Publicado em terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Você também pode ouvir esta matéria

 

O Técnico Agrícola do IDR-PR, Ederson Soares, afirma que em Santa Izabel do Oeste, até o presente momento, não foi detectada a presença de ferrugem asiática na soja, mas o agricultor deve ficar atento, porque o clima quente e úmido, é muito favorável a proliferação da doença.

 

Os Coletores de Esporos fazem parte de um projeto desenvolvido pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), com o objetivo de mapear e monitorar as áreas em que foram identificados indícios da ferrugem asiática nas lavouras de soja.

O coletor de esporos é feito de PVC. Dentro dele há uma lâmina de microscopia com uma fita adesiva, que coleta os esporos, que são estruturas reprodutivas do fungo que circulam no ar.

Municípios como Realeza e Nova Prata do Iguaçu, já foram detectados indícios de ferrugem asiática em algumas lavouras. A notificação da presença de espóros serve como alerta para os produtores redobrarem a atenção nas propriedades.

Em Santa Izabel do Oeste foram instalados esses coletores de esporos em algumas lavouras de soja, o material captado é analisado semanalmente, apontando as regiões em que há presença da doença ou não. Com isso os produtores de áreas em que a ferrugem asiática não foi diagnosticada podem retardar a primeira aplicação de fungicidas.

 

Fonte: RDA

Imagem: ilustrativa

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br