Notícia

Home / Notícias

Diocese de Palmas e Francisco Beltrão dá indicações gerais para a Semana Santa

Publicado em segunda-feira, 30 de março de 2020

 

A pandemia de Coronavírus exigiu do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos a elaboração de um Decreto com “indicações gerais” a serem seguidas na organização de celebrações que vão desde o Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. Nossa Diocese seguirá com estas indicações. Estamos enviando algumas motivações e sugestões litúrgicas, para que as famílias possam celebrar desde suas casas, acompanhando pelos meios de comunicação.

 Domingo de Ramos – 05 de abril de 2020 – A recordação da Entrada do Senhor em Jerusalém seja celebrada dentro do edifício sagrado; nas Igrejas Catedrais (Palmas e Francisco Beltrão) e nas Igrejas Matrizes. Com bênçãos dos Ramos. Sem procissão. Liturgia Normal. Ao longo do dia pode-se deixar os ramos abençoados na porta da igreja, a fim de que as pessoas possam buscá-los, com os devidos cuidados.

 Espiritualidade do Clero e a Missa Crismal – 07 de abril de 2020 (Canceladas) – A Missa Crismal estamos pré-agendando para o dia 07 de junho, domingo, às 15h, durante o Congresso dos Ministros Auxiliares de Comunidades. Será uma graça, bispo, presbíteros, diáconos, religiosas/os, movimentos, pastorais, todos os fiéis, em especial com nossos ministros celebrar juntos os Óleos que nos ajudarão a curar as feridas do corpo e do espírito.

 Quinta-Feira Santa – 09 de abril de 2020 – Nas Igrejas Catedrais e Matrizes celebração da Ceia do Senhor Normal. O lava-pés, já facultativo, omite-se. Pode-se motivar o gesto em família, conforme sugestão em anexo. No término da Missa na Ceia do Senhor omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no Sacrário. Não haverá a tradicional Vigília.

 Sexta-Feira Santa – 10 de abril de 2020 – Nas Igrejas Catedrais e Matrizes celebração da Paixão do Senhor Normal. Acrescentar uma prece especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda e pelos trabalhadores/as na Área da Saúde/Vigilância Sanitária e outros/as. Adoração da Cruz, na igreja, somente pelos que se encontrarem participando da Celebração. Motive-se as famílias para que diante do crucifixo realizem um gesto de adoração em suas casas, conforme sugestão em anexo. Não haverá Procissão e Via-Sacra encenada.

 Vigília Pascal – 11 de abril de 2020 - Celebra-se apenas nas Igrejas Catedrais e Matrizes. Para o início da vigília ou Lucernário omite-se o acender do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal (Exsultet). Segue-se a Liturgia da Palavra e Homilia. Para a Liturgia batismal, apenas se renovam as promessas batismais, sem batismo. Segue-se a Liturgia Eucarística e Liturgia Normal até ao final. Em anexo, algumas sugestões para que a família possa celebrar desde casa.

 Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor – 12 de abril de 2020 – Nas Igrejas Catedrais e Matrizes celebração Normal, sem batismo e procissão.

Caros irmãos/as! Unidos em Jesus Cristo, no seu itinerário pascal, com todos os que sofrem a dor, a paixão e a morte, vítimas da pandemia do Coronavírus, na esperança da Ressurreição, fraternalmente!

 

Dom Edgar Ertl - Bispo Diocesano de Palmas e Francisco Beltrão

Informações: Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Foto: Reprodução Internet

Publicado por: Castor Pierro

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br