Notícia

Home / Notícias

Morador de Marmeleiro recebe sementes chinesas junto a encomendas

Publicado em quinta-feira, 01 de outubro de 2020

 

Na manhã de quarta-feira (30), o Departamento Municipal de Agricultura da cidade de Marmeleiro divulgou a informação de que um morador do município havia recebido pacotes de sementes misteriosas, que teriam chegado através dos correios.

No ato as sementes foram recolhidas pela ADAPAR, que enviou agentes até a residência do morador e e fez a apreensão delas. Agora o produto destes pacotes será enviado para a sede da ADAPAR no Paraná e, posteriormente para análise em laboratórios federais.

A análise se faz necessária para descobrir de qual espécie vegetal estas sementes pertencem, bem como se estariam infectadas.

Segundo o agente da Adapar, a olho nú as sementes parecem normais, sendo de uma espécie desconhecida no Brasil.

O órgão reforça que estas sementes não devem ser plantadas de forma alguma, antes de ser reconhecida a procedência. Ainda é necessário entrar em contato com a Adapar para que o órgão analise estes artefatos para garantir a segurança de todos, visto que os vegetais que nascerem podem causar risco às espécies nativas.

De acordo com Renato Rezende Young Blood, gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, a introdução de novas pragas em áreas onde elas não ocorrem acarreta aumento nos custos de produção, maior contaminação ambiental, devido a eventual necessidade de controle com agrotóxicos, e pode trazer ainda restrições ao comércio dos produtos vegetais. "Isso gera impacto direto nas cadeias de produção vegetal e, consequentemente, na economia do Estado", afirmou.

 

Informações: Portal Tri - Portal de Beltrão - Rádio Cristal

Imagem: ilustrativa

Publicado por: Castor Pierro

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br