Notícia

Home / Notícias

Mutirão no CRE vai realizar 600 cirurgias de catarata em oito dias

Publicado em sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CRE (Centro Regional de Especialidades) junto com 26 municípios da microrregião de Francisco Beltrão, farão um mutirão de cirurgias de catarata. Os procedimentos são feitos na própria estrutura do consórcio de saúde.

Os procedimentos serão feitos também no sábado, 21, e domingo, 22.

O mutirão conta com a parceria das prefeituras. Cada município levanta a demanda de pacientes e fica responsável pelos procedimentos pré-operatórios, como consultas e exames. Cada Prefeitura, então, envia o grupo de pacientes conforme dia e horário agendados. No CRE, é realizada a triagem e pacientes que tenham algum tipo de alteração não são submetidos à cirurgia.

Os aprovados são paramentados, recebem as lentes e colírio e em poucos minutos realizam o procedimento, que consiste no corte do cristalino e colocação da lente. Os pacientes saem com um kit com colírio e óculos escuros e com as duas consultas do pós-operatório agendadas — uma no dia seguinte e outra dentro de um mês.

Para receber o mutirão, o CRE adaptou salas para criar o chamado fluxo por onde os pacientes aguardam, são examinados, operados e saem. O consórcio contratou uma equipe especializada neste tipo de cirurgia — profissionais, equipamentos e insumos para o mutirão — e vai faturar os procedimentos dentro do programa de cirurgias eletivas do Estado.

No sábado, 21 de novembro, 65 pacientes de Santa Izabel do Oeste passarão pelo mutirão de cirurgia de Catarata, que será realizado no município de Francisco Beltrão, zerando desta forma a fila de espera para esta especialidade. O pagamento integral de todas as cirurgias foi realizado pela administração izabelense, permitindo que todos os pacientes recebam o procedimento de forma totalmente gratuita.

 

 

Informações: JdeB e RDA

Imagem: ilustrativa

Publicado por: Castor Pierro

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br