Notícia

Home / Notícias

Paraná tem 169 mil famílias que podem trocar antena parabólica de graça

Publicado em terça-feira, 23 de abril de 2024

No Paraná, 169.798 famílias têm direito a fazer a troca da antena parabólica para o novo modelo do aparelho de forma gratuita, segundo um levantamento da Siga Antenado.

 

A troca é necessária por conta da chegada da internet 5G ao Brasil. Com isso, a transmissão via satélite de canais abertos de TV mudará de faixa para evitar interferências. A faixa é como uma "estrada" no ar, por onde os sinais trafegam.

 

Com essa alteração, para captar o sinal da TV aberta, usuários de antenas parabólicas convencionais vão precisar trocar o equipamento por parabólicas digitais, aquelas menorzinhas.

 

Kits com antena digital, receptor e cabos são vendidos em lojas físicas.

 

Porém quem é beneficiário de programas sociais do governo federal – portanto, inscrito no sistema CadÚnico – e tem uma parabólica convencional funcionando pode receber o novo equipamento de graça.

 

O telespectador que não fizer a troca pode sofrer com chuviscos, ruídos e quedas de sinais e até a parada repentina de vários canais.

 

Quem pode ter o kit da nova parabólica de graça?

É preciso atender a dois requisitos para ter direito ao kit com a nova parabólica: O CadÚnico é um sistema que cadastra os beneficiários de algum programa social do governo federal, como Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e Casa Verde e Amarela.

 

Se a pessoa atende aos dois requisitos, o próximo passo é verificar se a cidade onde mora já oferece a troca de equipamentos.

 

A antena digital pode ser solicitada pelo site da Siga Antenado ou por telefone, pelo número 0800 729 2404. O equipamento é entregue e instalado gratuitamente pela entidade de acordo com o agendamento realizado.

 

A Siga Antenado é uma entidade formada por Claro, TIM e Vivo. Essas operadoras arremataram os lotes da principal frequência da internet 5G. Como contrapartida, elas ficaram responsáveis por financiar a troca das antenas para os beneficiários do CadÚnico.

 

Fonte: g1 PR

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br