Notícia

Home / Notícias

Realizada Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos

Publicado em quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Você também pode ouvir esta matéria

 

Foi realizada nesta quinta-feira (19) no Centro Cultural Monsenhor Cestílio José Miotto a Audiência Pública para apresentar a comunidade o Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos do município. O Secretário do Meio Ambiente, Gelci Dutra, fez a abertura do evento agradecendo todos os presentes.

O objetivo do plano é apresentar as ações e propostas voltadas a coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos buscando a solução mais adequada. Oportunizar meios de articulação e planejamento entre o poder público, setor privado, terceiro setor e sociedade.

Os presentes puderam acompanhar a explanação feita pelo Engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, Daniel Ferreira de Castro Furtado. Ele destacou o quanto é importante a colaboração da população para cuidar do meio ambiente.

Os tipos de resíduos sólidos produzidos pelas pessoas e que foram apresentados no plano contemplam os domiciliares, de estabelecimentos comerciais, de limpeza pública (varrição, podas e outros), de serviços de saúde, construção cívil, indústrias, volumosos (como sofás, máquinas de lavar roupa e outros), e resíduos especiais da logistica reversa (pilhas, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, pneus e outros).

O estudo mostrou que são produzidos 8,5 toneladas de resíduos por dia pela população de Santa Izabel do Oeste. A maior parte envolve o lixo orgânico e reciclável.

Hoje foi feita apresentação e aprovação do plano e após será feita a regulamentação e implantação das leis a respeito. Trata-se e um projeto de curto, médio e longo prazo.

 

Fonte e fotos: RDA

Publicado por: Castor Pierro

Leia também

Desenvolvido por goutnix.com.br